domingo, 18 de setembro de 2011

Indignai-vos!



Lendo "O Globo" de hoje, cai num artigo que é a cara do Blog:
Indignai-vos!
Trata-se do senhor Stéphane Hessel, 93 anos, que já sofreu os efeitos da guerra, campos de concentração e que 'deveria' estar quietinho, curtindo a aposentadoria. Mas não. Levantou-se e está inflando multidões. Já até recebeu o apelidado de Che Guevara à francesa.

Alguns trechos: 
...
Stéphane Hessel, judeu sobrevivente dos campos de concentração nazistas, herói da resistência francesa durante a segunda guerra mundial e um dos redatores dos direitos humanos.
Num livro de 29 páginas - mas com apenas 13 de texto - sob o título "Indignai-vos!", Hessel provocou uma revolução. Seu livro, que custa apenas 3 euros virou best seller no país e fora dele.
...
A ideia do livro veio de uma pequena editora francesa chamada indigene Editions, que abre espaço para excluídos do mundo: Aborígenes da Austrália, índios do EUA, os Maoris das ilhas do Pacífico.
....
- Contrariamente ao que se pensa, há uma parte da sociedade que pratica o engajamento, a resistência, o contrapoder. 
...
- Temos que saber negociar, nos mobilizarmos, votar nas eleições em homens ou mulheres que possam mudar as coisas - enfatiza.
Hessel sonha com jovens resistindo às injustiças de hoje com o mesmo entusiasmo que ele resistiu aos nazistas. Sua decepção, neste campo, é grande. Os jovens de hoje, queixa-se, estão acomodados num momento inquietante em que já demasiada enfase nas ações das finanças, na especulação e na economia desregulamentada.
- Seria bom que a nova geração comece a protestar. Que se indignem e digam que querem ser parte de uma sociedade harmoniosa.
Muita gente se abstém nas eleições, não se interessa. Num momento em que o barco afunda, é preciso se engajar - prega. 


Bom, esse é o espírito do "Faça suas próprias escolhas"


Indignemos!

Um comentário:

Pequena disse...

Rapaz, eu to dizendo: vamos fazer alguma coisa pra mudar esse mundo!!
Mas ninguém me ouve!!
Está tudo errado!! É muita coisa errada a nossa volta, o tempo todo, de coisas simples as mais complexas.
Como assim?? Ninguém olha?? Nem se importa?? Ninguém se afeta??

Parece que soltaram alguma coisa no ar que respiramos que deixou as pessoas anestesiadas, completamente passivas, discrentes, cegas!

Não sou a favor mesmo da violência. Mas admiro àqueles que tempos atrás ergueram as mangas e foram brigar pelos seus ideais. Pode ter dado errado, pode ter dado certo apenas por um tempo, mas TENTARAM!
Saíram da inércia!!

Agora não... o errado virou o certo e está completamente banalizado.
É a Síndrome Gabriela imperando: "eu nasci assim, eu vivi assim, vou morrer assim..."